Museu holandês disponibiliza mais de 200 mil obras de arte em alta resolução para download

gallery junho, 2016 Arte, Download

Inaugurado em 1.800, o museu holandês Rijksmuseum é um dos maiores da Europa. Além de exibir obras de arte, o local tem como missão preservar e passar adiante a história do país. E nos últimos anos vem se atualizando e colocando boa parte do seu acervo online.

O processo começou em 2011 e hoje já são cerca de 250 mil obras de arte digitalizadas! O acervo é super rico, contando com nomes consagrados como Johannes Vermeer e Rembrandt, e também com grandes artistas menos conhecidos, como George Hendrik Breitner.

As artes plásticas bombaram na Holanda entre o fim do século XVI e o início do XVIII, quando o comércio mundial dependia bastante dos navios e os holandeses dominavam as rotas marítimas. Com muito dinheiro no bolso, a burguesia local demandava uma grande produção de retratos e pinturas.

O acervo do Rijksmuseum conta com muitas dessas obras, e está organizado de diferentes formas. Você pode navegar por artistas, por temas, estilos ou tipos de arte. Há também uma linha do tempo em que a história do país é ilustrada com as pinturas que acompanhavam a evolução.

Todas as imagens estão disponíveis para download em alta resolução, bastando fazer um cadastro rápido no site ou logar via Facebook. Você também pode criar sua própria galeria no site, e o próprio museu incentiva os usuários a utilizar as obras como quiserem, já que elas estão livres de direitos autorais.

Todas as imagens via Rijksmuseum

Via

Tags