Material da Escola Bauhaus é disponibilizado para download gratuito

gallery junho, 2016 Download

Biblioteca Kandinsky da França, disponibilizou para download gratuito alguns livros da Escola Bauhaus. Ao todo são 9 publicações em formato PDF disponíveis ao público. Isso é um marco importante na digitalização de publicações essenciais, porém difíceis de se obter para o uso público.

Um dos aportes mais valiosos para o mundo do design certamente se deu pelas contribuições da Escola Bauhaus, que foi fundada em 1919 na cidade de Weimar, Alemanha, pelo arquiteto alemão Walter Gropius. Seu objetivo central era um conceito radical para época: reimaginar o mundo material para refletir a singularidade de todas as artes.

Gropius explicou sobre esta visão da união de artesanato, arte e tecnologia no Programa des Staatlichen Bauhauses Weimar (1919), que descreveu uma aliança que combina arquitetura, escultura e pintura em uma única expressão criativa. Gropius desenvolveu um currículo que faria artesãos e designers serem capazes de criar objetos úteis e bonitos, adequados a este novo sistema.

Existem livros sobre arquitetura, fotografia e até mesmo jornais Bauhaus. Estas jóias foram escritas pelo pintor russo Kazimir Malevich, o arquiteto holandês e modelador Jacobus Oud e até mesmo pelo fundador da escola, Walter Gropius.

O design gráfico e o design industrial foram desenvolvidos na escola Bauhaus, como a chamada arquitetura moderna. Apesar de ter durado apenas 14 anos (os nazistas a fecharam em 1933), é considerada a escola mais influente da arte do século 20.

Durante os anos da Segunda Guerra Mundial, muitas das figuras-chave da Bauhaus emigraram para os Estados Unidos, onde seus trabalhos e as suas filosofias de ensino influenciaram gerações de jovens arquitetos e designers. Marcel Breuer e Josef Albers lecionaram em Yale, Walter Gropius foi para Harvard e Moholy-Nagy criou a New Bauhaus em Chicago, em 1937.

O conjunto deste material em alta qualidade tem cerca de 1 GB. Caso queira o material completo em apenas um arquivo, clique aqui.

Ou se preferir baixar um a um em PDF, clique aqui.

Fonte: Model Home

.

Tags