O novo consumidor da web

outubro, 2016 Marketing Digital

Pesquisas revelam que pessoas acima de 60 anos estão comprando e interagindo mais na web. O Instituto Locomotiva revelou que 5,2 milhões de pessoas nesta faixa etária já utilizam a internet. Um aumento significativo de 940% em oito anos.

Em matéria publicada pela revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, é possível pode ver detalhes de como esse público está se comportando nos dias atuais em relação à internet.

Além do aumento considerável em número de compras realizadas pelos novos ingressantes, é notável também quando se analisa os números dos tíquetes médios (valores médios gastos por compra). Verifica-se que eles estão dispostos a gastar mais em cada aquisição.

De 2014 para 2015, houve um aumento de 3% de E-consumidores (pessoas que compram via e-commerce) acima de 50 anos, sendo que, há 16 anos atrás, quando começaram a ser realizadas as primeiras pesquisas sobre o mercado digital, esta mesma faixa etária representava apenas 5% do total de compras.

Devido ao aumento da expectativa de vida, cada vez mais idosos estão se atualizando sobre o mundo digital. Existem atualmente cursos específicos destinados a este público com o intuito de fornecer informações e instruir a iniciação em sites, redes sociais e lojas virtuais. Muitos se dizem com medo de acessar a web através do celular ou computador, por acharem que podem danificar o aparelho por falta de habilidade e desconhecimento, mas em pouco tempo de prática se tornam mais habilidosos, e por consequência, mais confiantes, o que permite que ingressem numa área até então dominada pelos mais jovens.

A “melhor idade” vem buscando atualização constante, parecer obsoleto digitalmente já não é mais aceito. Eles querem sentir que fazem parte do mundo moderno, que podem encontrar mais informações sobre acontecimentos importantes, buscar conhecimento e ingressar num mercado de trabalho que cada vez mais demanda de pessoas experientes. Falar com parentes, comprar produtos sem precisar sair de casa, ver vídeos, ler conteúdo de seu interesse, é o que deseja este novo público.

Muitas empresas ainda não se comunicam com este novo consumidor, não perceberam o nicho lucrativo que existe e as oportunidades que perdem. Já parou para pensar o quanto seu negócio poderia faturar se investisse visando atender às necessidades desta faixa etária na web?

O mercado digital está cheio de ótimas oportunidades de negócio, só precisa de pessoas sérias e capacitadas trabalhando em conjunto. A hora é agora! Não espere mais tempo para estabelecer sua empresa na internet.

Sucesso!