Como usar sua fanpage do Facebook de forma estratégica

novembro, 2016 Mídias sociais

Hoje já sabemos o quão importante é saber utilizar o Facebook para melhorar seu processo de vendas. Ressaltar esta importância porém nunca é demais, levando em consideração a quantidade de empresários que ainda não dão atenção a este canal fundamental como meio de interação com os clientes. O desejo deste artigo é fornecer algumas dicas para quem deseja se aprofundar um pouco mais no tema e não tem ideia de como começar. Então vamos lá!

Público Alvo

Todo processo de marketing para ser eficaz, necessita que a empresa saiba exatamente quem é o seu público alvo. Isto não é diferente quando levamos para o campo digital.
Veja bem, aqui quanto menos generalista melhor. Deixe-me explicar:
Se você tem um mercado pequeno de bairro, por exemplo, e já constatou que o seu público são pessoas que moram ou trabalham próximo a região do seu estabelecimento, ótimo. Mas, se após uma busca um pouco mais aprofundada a respeito de quem são os seus consumidores, você descobre que a grande maioria são: adultos solteiros, de 30 a 40 anos, com renda mensal entre R$ 4.000,00 e R$5.000,00 e tem pelo menos 1 animal de estimação em casa, concorda que agora a sua comunicação poderá ser muito mais efetiva, uma vez que sua empresa possui informação clara do seu público alvo?

No meio digital não é diferente. Todo conteúdo postado na página do seu negócio no Facebook, será pensada para que o seu público alvo se interesse e interaja com os seus posts. Isto é ser eficaz.

Conteúdo

Após levar em consideração a dica anterior, o conteúdo deve ser direcionado ao seu consumidor de forma que atenda suas necessidades e interesse. Vejamos as técnicas mais comuns que você poderá utilizar:

Perguntas: Uma ótima maneira de capturar a atenção do seu público é através de perguntas, com o objetivo de usar dúvidas como ganchos para atrair. Lembrando mais uma vez: a sua pergunta deve ser pertinente aos interesses dos seus consumidores. Perguntas como: “Qual carro é mais vendido: Porsche ou Ferrari?” ou “Quais destes países recebe mais turistas?” dentre tantas outras possíveis de serem feitas captam o interesse das pessoas e estimula os cliques em seu post.

Dicas rápidas: “5 dicas rápidas para conseguir guardar mais dinheiro”, “3 lugares que você deve visitar” ou “10 coisas para se fazer antes dos 40 anos” são exemplos de dicas aplicadas muito comuns e bastante efetivas. O objetivo aqui é ser o mais claro e direto possível.

Vídeos: Já é a forma preferida das pessoas se comunicarem e receberem informação. Desta maneira você consegue divulgar promoções, produtos ou mensagens de maneira que as pessoas consigam absorver muito melhor. É uma excelente forma de comunicação.

Imagens: Comprovadamente uma maneira muito eficiente na transmissão de mensagem por ser considerada direta, de rápido entendimento e grande impacto. Certifique-se que a imagem utilizada está com definição boa e que transmita mensagem pertinente aos seus clientes.

Edge Rank e o engajamento

Edge Rank basicamente é um algoritmo do próprio Facebook que determina o que será ou não mostrado no feed de notícias das pessoas. Cada postagem que você faz é avaliada considerando o grau de importância que pode ter para as pessoas que te seguem. Vejamos alguns critérios utilizados:
– Afinidade: O seu post precisa ter algo que as pessoas tenham de fato afinidade, caso contrário, dificilmente suas informações aparecerão aos seus seguidores. Com base em cálculos, a rede social define se determinado conteúdo postado tem muito ou pouco a ver com o interesse de cada usuário.
– Peso: Cada postagem tem um peso diferente. Se esta tem muitas curtidas, comentários e compartilhamentos, mais peso adquire e por um período de tempo maior continuará à vista. Um ponto a se destacar, é que conteúdos próprios, como vídeos postados, tem um peso maior do que links compartilhados de outras páginas.
– Tempo: O face deseja que sempre se renove os conteúdos postados, sendo assim, sempre dará prioridade a posts recentes. Ou seja, quanto mais nova sua postagem, mais chances ela tem de aparecer em prioridade.

Facebook Ads (Anúncios)

Anunciar investindo tempo e dinheiro é válido aliado a conteúdos interessantes.
Existem tipos de formatos que você pode basear seu anúncios, dentre eles existem:
• Anúncios de páginas;
• Anúncios de postagens (post
patrocinado);
• Anúncios externos (site da empresa, por
exemplo);
• História patrocinada;
• Ofertas.

Mais uma vez aqui vemos a relevância de se entender quem é o público alvo, pois cada um dos itens é usado para atingir resultados específicos. O Facebook possibilita duas maneiras diferentes de pagamento: cliques recebidos ou números de visualizações dos usuários. Você determina a maneira que deseja pagar pelo anúncio.

Monitoramento

E por último, porém não menos importante, a monitoração dos posts da sua página. O administrador da fan page através de ferramentas cedidas pelo próprio Facebook, deve avaliar o alcance de cada postagem, o horário que as pessoas mais visualizam, o nível de interação e envolvimento do público, como: curtidas, comentários e compartilhamentos. Esta é a grande vantagem de utilizar a rede social como meio de vender e anunciar, pois em tempo real você obtém um feedback real das suas atividades, o que já não ocorre em outras formas de interação com o público.

Adotando estas dicas em sua fan page, você logo perceberá o quanto o Facebook pode te ajuda a elevar o patamar de suas vendas.

Sucesso!