O futuro das Redes Sociais

novembro, 2016 Mídias sociais

Neste ano de 2016, o Facebook apresentou várias inovações que pretendem implantar em pouco tempo, tentando deixar os seus concorrentes para trás comendo poeira. No mundo da tecnologia, sabemos que quem não acompanha a evolução corre o risco de extinção, como ocorreu com algumas redes sociais (o Orkut é um exemplo emblemático).
Mark Zuckerberg demonstrou em evento as inovações em realidade virtual que estão próximas de chegar ao mercado. O vídeo da apresentação você pode conferir abaixo:

Algumas mudanças já estão acontecendo e um futuro cheio de novidades incríveis está muito próximo. As empresas que conseguirem acompanhar o progresso digital com eficiência tomarão à frente em seus segmentos.

Apresento agora o futuro, bem próximo, das redes sociais:

Aumento das mensagens em vídeos

Você pode se lembrar, que há bem pouco tempo atrás, o principal meio de comunicação entre as pessoas que utilizavam a internet eram as mensagens de texto. Desde o antigo ICQ, passando por MSN Messenger, chegando ao atual WhatsApp, as pessoas sempre digitaram muito, sendo os dedos sua principal ferramenta corporal de comunicação no meio digital. Mas isto vai mudar. Aliás, já está mudando…
80% das trocas de mensagens serão feitas através de vídeos. Já conseguimos perceber esta nova forma de comunicação observando a dominância do YouTube na web. Os maiores influenciadores dos jovens hoje no mundo são os Youtubers. Whindersson Nunes é um exemplo. Um jovem e sua câmera gravando vídeos sem efeitos ou produção, em um quarto, falando sobre situações do dia a dia virou sensação e bateu o número estrondoso de 13 milhões de pessoas que o acompanham, tornando-se o 2° Youtuber mais influente do mundo!
As redes sociais já perceberam o poder de comunicação dos vídeos compartilhados. É um caminho que dificilmente regredirá em pouco tempo. O Snapchat, famosa pelos vídeos que desaparecem em 24 horas, anuncia novas formas de mídia no Brasil. O Instagram, comprado pelo Facebook, rapidamente transformou seu foco, em não apenas compartilhar fotos, mas também em vídeos em formato inclusive parecido com o seu concorrente fantasminha.

Workplace

Outra novidade que vem por aí é a rede social do Facebook específica para o ambiente de trabalho. A plataforma foi testada durante um ano e tem o objetivo de conectar todos que trabalham em determinada empresa, facilitando a comunicação entre si. “Conectar através do celular todos os empregados de uma empresa” assim é definido o “Workplace” pelos próprios organizadores do projeto.

Projeto Loon

Para que mais pessoas consigam se conectar e utilizar as redes sociais, o Google lançou o projeto Loon, que tem o objetivo de levar internet aos lugares mais recônditos do planeta de forma barata e sustentável. Consiste em lançar balões na estratosfera da Terra permitindo um alcance de sinal mais amplo e econômico que a forma atual. Imagine se os CEOs das empresas de telefonia não devem estar perdendo o sono com esta nova tecnologia!?

Inteligência Artificial e Realidade Virtual

Estes dois pontos são os que mudarão totalmente a forma como conectaremos. Lembra do filme A.I. (Inteligência Artificial) dirigido por Steven Spielberg, lançado em 2001? Se assistiu, talvez já tenha tido a impressão que aquilo não está longe de existir. E, de fato, não está. Os sistemas inteligentes já estão presentes no nosso dia a dia sem ao menos nos darmos conta. Como bom exemplo, podemos citar o seu feed de notícias do Facebook. Ali são mostradas a você informações previamente calculadas com base naquilo que é de seu real interesse.
Mas o futuro reserva novos horizontes e a A.I. já está sendo aperfeiçoada com a finalidade de agilizar as interações.
Um bom modelo do que virá são os “bots” (Robôs e assistentes virtuais) anunciados pelo Facebook, que realizarão o contato de usuários x empresas sem a necessidade do atendimento pessoal. Em outras palavras, você irá interagir cada vez mais com máquinas ao invés de pessoas. Os “bots” ficarão bem mais inteligentes. Os robôs conseguirão identificar as necessidades humanas e entenderão a complexidade dos sentimentos humanos através de padrões pré estabelecidos em situações anteriores.

A realidade virtual nos faz vislumbrar um futuro próximo cercado de inovações. Apresentada na última apresentação do criador do Facebook, onde afirma categoricamente que esta nova tecnologia é motivo de comprometimento. Logo mais o usuário terá um dispositivo que permitirá ter mãos no ambiente virtual e experimentar este mundo de uma forma mais realística através de óculos especiais.

O futuro já começou. Se prepare para o que virá.

Sucesso!

Tags