SEO: a importância de ter um site otimizado

novembro, 2016 Marketing Digital

O Google hoje é o maior aliado de empresas que estão na internet. É nele que as pessoas buscam informações que as auxiliam no dia a dia.
Para o Google se tornar um parceiro importante do seu negócio, o seu site precisa atender algumas requisições e assim, ser encontrado, visto, clicado, aberto, com informações compartilhadas. Neste caso, um dos itens que leva um site a aparecer mais é o resultado de sua otimização. Vejamos melhor o que é isto.

SEO (Search Engine Optimization)

Traduzido para o português significa otimização dos mecanismos de busca. Quando se é criado um site, o profissional o desenvolve de maneira que as palavras usadas nas páginas sejam encontradas mais facilmente pelo Google, através de algumas técnicas e ferramentas, como por exemplo, utilização de tags classificativas nas palavras, URL estratégica, otimização também das imagens e, evitando uso de conteúdos em flash ou duplicados, palavras chaves erradas e imprecisões na programação. Com um site programado adequadamente, o Google tem mais chances de mostrar a sua página com prioridade nos resultados de busca.

Como funciona

Existem duas formas de aparecer nos resultados de pesquisa do Google. Através de anúncios pagos onde o site aparece como prioridade acima ou no rodapé da página. De maneira orgânica, o site também poderá aparecer como prioridade na busca, mas diferentemente dos anúncios pagos, é necessário que se tenha uma estrutura que permita com que os robôs do Google, conhecidos também como crawlers, acessem as palavras procuradas efetivamente. Os crawlers varrem todo sistema buscando as palavras que são importantes para o usuário que está pesquisando e lhe mostra os sites com os melhores conteúdos.

Fazendo acontecer

O Google leva em consideração alguns fatores na hora de rankear as páginas nos resultados das buscas. Vejamos algumas delas:
– Qualidade do conteúdo
– Verificação ortográfica
– Palavras chaves na URL da página
– Compartilhamentos do conteúdo do site nas redes sociais
Todos estes detalhes atendidos elevam a pontuação da sua página e com maior prioridade será mostrada nas pesquisas dos usuários.

A importância da otimização

Otimização do site é tudo. Além de possuir conteúdo relevante, a página deve ser desenvolvida de maneira que funcione adequadamente, facilitando o trabalho do Google quando for varrer as informações em busca de palavra. Isto na prática não é tão simples. Em razão desta dificuldade, o empreendedor que não entenda de programação, deve encontrar um parceiro que tenha as devidas competências neste assunto.
Não estar no Google é não estar na internet. Não adianta ter um site bonito e com conteúdo se não for encontrado pelas pessoas. Tenha um site e apareça, este é o lema.

Para maiores informações sobre o tema e como aplicá-lo em seu site, você pode entrar em contato direto com nossa equipe.

Sucesso!