Você precisa se planejar… é sério!

janeiro, 2017 Planejamento

Um novo ano surge em nossas vidas e, mais uma vez, você vê e ouve em todos os cantos especialistas dizendo o quão importante é a elaboração de um planejamento que norteie os novos caminhos das pessoas e empresas. Mas será que conseguimos realmente enxergar a importância do planejamento de maneira geral?

A grande maioria dos brasileiros, donos de algum negócio, autônomos, estudantes e demais cidadãos não se planejam. Não se dão ao trabalho de planificar em detalhes o que realmente deseja. E pior, quando planejam, não são eficientes.

Por que não nos planejamos?
É costume do brasileiro, de maneira generalizada, não se atentar à relevância que existe em preparar uma estratégia de ação que busque atingir seus objetivos e desejos, sejam estes de curto ou longo prazo. Parece enraizado na cultura latina pensamentos como “deixe para depois”, “amanhã vemos isso” ou pior “uma hora eu faço”, contribuindo de maneira bem eficaz para a total ineficiência pessoal e profissional. Dar um jeitinho nos problemas que forem aparecendo, sejam eles de qualquer natureza, é o oposto de uma boa gestão. Infelizmente vemos ineficiência e prejuízo prevalecendo nas pequenas, médias e grandes empresas no Brasil. Ineficiência está geralmente ligada à falta de estratégia, de antecipação dos problemas, de saber o rumo certo a trilhar e como fazer isto.

Vamos planejar?
Não importa se você irá planejar a sua vida, carreira, empresa ou saúde, um bom planejamento se inicia respondendo estas 3 perguntas:
– Onde estou?
– Para onde quero ir?
– Como chegar lá?
Este é o pontapé inicial. Se você começar a pensar nas três questões apresentadas, este artigo já terá cumprido seu objetivo: fazê-lo pensar! Podem parecer questionamentos muito simples, porém não são. A hora que iniciar as respostas verá o quanto as indagações podem ser mais profundas do que parecem…E é bom que sejam.

Escreva
Não basta pensar, é fundamental que se escreva. Colocar as metas no papel faz as ideias ganharem “corpo”, saindo do espaço abstrato que é a sua mente e adquirindo significado. Desta maneira você conseguirá levar mais a sério seus objetivos nos momentos mais complicados, devido ao seu cérebro ter agora uma visão muito mais clara do que quer,possibilitando um foco maior, resultando, por fim, no sucesso.
Existem diversos tipos de planejamentos, ainda mais se tratando de gerenciar o próprio negócio e iremos abordá-los ao longo deste semestre. Fica por enquanto o alerta para o fato de que você não realizará nada de maneira bem feita se não obtiver uma estratégia clara de como alcançar seus objetivos. Siga estes primeiros passos apresentados e será um excelente começo.

Sucesso!

Tags