5 maneiras práticas para ter mais tempo

fevereiro, 2017 Planejamento

Você acha todos os dias que poderia ter feito mais? Gostaria de passar mais tempo com seus filhos, passear com o cachorro, ir na academia – que você já vai pagar a última parcela do plano semestral e foi apenas na primeira semana – ser mais produtivo, feliz, menos estressado ou simplesmente sentir que o seu precioso dia rendeu? Então este artigo foi escrito para você!
Constantemente culpamos a falta de tempo pelo fato de sempre aparecer um imprevisto a ser resolvido de última hora e não ter tempo suficiente para resolver tudo que precisa. Muitos até já leram livros complexos sobre como gerenciar melhor o seu tempo mas, na hora de botar em prática, a coisa fica confusa e muito complicada de se utilizar. O fato é que você pode mudar a sua produtividade seguindo estes 5 passos simples que listamos, que se forem seguidos com um pouco de disciplina proporcionará enormes resultados. Confira:

Anote tudo!
Escreva, digite ou grave. Anotar os seus afazeres é fundamental para que se viva com o mínimo de ordem. Porém, a quantidade de pessoas que não fazem isso é imensa.
A sua cabeça fica ocupada com um monte de coisas desorganizadas no cérebro que, inevitavelmente, serão esquecidas se não forem devidamente passadas para um lugar que assegure sua existência fora da sua mente. Sabe quando você está naquela tarefa importante e lembra que precisa comprar o leite na volta para casa? Nessa hora você anota e esquece do problema, esvazia a mente e concentra apenas em sua tarefa atual.
Anote o que precisa fazer no mês, na semana e no dia. Você logo vai ficar impressionado com a quantidade de coisas que estavam engavetadas no fundo da sua caixa mental e que não fazia ideia que existiam. A sensação de esvaziamento dos pensamentos de tarefas que necessitam de execução diminui a ansiedade e traz enormes benefícios, inclusive à saúde.

Defina o que é importante
O segredo para a produtividade é ocupar o tempo daquilo que é realmente importante. Que trará mais satisfação e resultados à longo prazo. Vamos supor que você queira aprender a tocar qualquer instrumento e programe-se para isso treinar música 1 hora todos os dias. Isto deve ser priorizado, afinal, é importante para alcançar o objetivo final. Perceba que não é uma tarefa urgente. Ela poderia até ser adiada, mas isso afetaria diretamente nos resultados do projeto que foi definido como importante para sua vida. Foque no importante, sempre!

Planeje no mínimo 3 dias com antecedência
Para focar no que é realmente importante, não se deve deixar de lado pequenos afazeres, que não sendo feitos, se tornarão em verdadeiros incêndios a serem apagados com urgência. Se você planeja apenas o dia seguinte, posso lhe garantir uma coisa: os incêndios serão frequentes. Planejar antevendo os próximos 3 dias adiante é uma maneira muito melhor de conseguir ordenar e desafogar os dias subsequentes. Vamos supor que você tenha 10 tarefas e coloque-as todas para serem realizadas apenas no dia seguinte. Provavelmente você vai correr para realizar tudo, se estressar, não vai fazer nada direito e botará a culpa na falta de tempo. Divida as 10 tarefas antecipadamente para os 3 dias seguintes, com tempo justo de realização entre elas, assim, conseguirá cumprir as tarefas de sua lista, trazendo mais paz com a sensação de dever cumprido. ATENÇÃO: Desista, você não é nenhum Super-Herói para querer fazer tudo em um único dia!

Diga não!
Sim, aprenda a dizer não!
Diga não para as coisas que nada vão lhe acrescentar no seu dia a dia. Diga não à outros afazeres que se sobrepõem ao que lhe é necessário e que trará felicidade. Priorize a sua vida e o que é importante a você negando tudo que não convém na hora. Para algumas pessoas dizer não é dificílimo. Se para você também é, conscientize-se do quanto isso tira o seu foco e lhe deixa a cada dia um indivíduo cansado e sem tempo para si.

Sua hora
A sua hora deve chegar! E só depende de você. A sua hora é aquela que você sempre vai reservar no dia para fazer o que mais gosta. ATENÇÃO: A sua hora não deve nunca ser ignorada!
Comece reservando nem que seja 15 minutos para você, e esqueça todas as outras pessoas e atividades passíveis de atenção. A sua hora é sagrada. Tire este tempo para fazer aquilo que lhe dá prazer. Pode ser ler um livro, meditar, dar uma volta, ou qualquer coisa que traga alívio e satisfação. Inicie com 15 minutos, e conforme for passando os dias poderá aumentar este tempo dependendo da sua necessidade e disciplina.
Esperamos que todos que leram este artigo possam tirar alguma coisa que melhore a sua rotina. Com princípios básicos, mas seguidos com determinação, é possível mudar radicalmente a forma de aproveitar os dias que passam e conquistar mais felicidade ao longo da vida.

Sucesso!

Tags