Seja notável

fevereiro, 2017 Marketing

O Marketing começou a ser utilizado com o foco voltado ao produto que a empresa produzia, sendo chamado assim de Marketing 1.0. Logo após, segundo Philip Kotler – importante e reconhecido estudioso da área – as estratégias de Marketing voltaram-se aos clientes. Estes passaram a adquirir maior atenção de organizações e ganhar papel central nas estratégias de vendas devido ao aumenta significativo da concorrência que passara a existir no mercado. Ou seja, agora as pessoas precisavam ser convencidas de que determinado produto era mais vantajoso que outro do mesmo segmento.

Ok, mas o que tem a ver toda esta história com o título deste artigo?

O que tem a ver é que no atual mercado tudo virou muito comum. Ou melhor… vamos substituir a palavra “mercado” por “mundo” para deixar o ponto de vista mais abrangente.

Continuando…

O mundo exige que as pessoas tenham algum tipo de destaque em meio à multidão para que sejam notadas. A coisa funciona mais ou menos como uma anedota contada por outro grande conhecedor de Marketing: Seth Godin. Ele explica que quando estamos passando e vemos várias vacas em um pasto, isto por si só não nos desperta atenção em alguma vaca específica, afinal, vaquinhas reunidas é algo normal até então. Mas a sua atenção mudaria, e muito, se neste mesmo campo, em meio a tantas vacas, uma delas fosse roxa!

O paralelo com o nosso mundo é totalmente viável. Um homem em uma multidão não causa efeito algum. As pessoas e empresas que queiram fazer a diferença e vender suas ideias precisam ser diferentes. Para tirar as pessoas do seu estado automático habitual e fazê-las prestar atenção naquilo que você tem a dizer é necessário fazer algo notável. E isto requer estratégia e das boas. Afinal, sair pintado de roxo na rua poderia apenas te proporcionar uma atenção efêmera, e não uma que será duradoura e que te distinguirá por suas qualidades.

O fim da era de atenção em massa na TV

As empresas antes produziam sem muito critério, visando a massa de consumidores de forma pouco segmentada. Altos investimento em anúncios eram gastos na televisão, porque era onde a grande massa de pessoas poderia ser alcançada rapidamente e de maneira interessante. O processo ocorria da seguinte forma: empresas investiam em anúncios na TV que, por sua vez, atingiam um grande número de consumidores que compravam os produtos vistos nos comerciais, gerando lucro para as empresas anunciantes e receita para que o mesmo dinheiro pudesse retornar na forma de investimentos na televisão, fechando o ciclo da comunicação que até então funcionava muito bem obrigado.

Hoje, porém, o cenário mudou. O público passa um tempo mínimo em frente à TV – antes era tendência, agora realidade. Como você mesmo sabe, a população está mais interessada em seus próprios smartphones e computadores, gerando uma pulverização das atenções, permitindo assim que as pessoas corram atrás das informações que realmente as interessem e não se atentem a qualquer coisa. Isto muda o mundo, isto muda o Marketing como um todo.

Segmentação, público alvo, target, foco na comunicação. Todos estes termos passaram a ser regra em comunicação no Marketing. Para ser notável, ser visto, reparado, destacado, reconhecido, é necessário, todavia, ter foco. Conversar com quem realmente pode ganhar com o que você tem a oferecer.

Seja notável!

Ser notável é fugir do comum. É apresentar respostas inovadoras para perguntas feitas e que não são respondidas como deveriam.

Seja focado e muito criativo. Seja diferente.

Sucesso!

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