Aprendendo estratégia com “A Arte da Guerra”

fevereiro, 2017 No Comments Estratégia

Estratégia, do grego stratēgia – frase eternizada pelo conhecido Capitão Nascimento – significa método para se chegar a determinado objetivo. Seu uso foi determinante nas guerras que construíram a civilização através das vitórias de exércitos que sabiam como utilizá-la no campo de batalha contra o inimigo.
O chinês Sun Tzu escreveu o livro A Arte da Guerra como manual de batalha, aproximadamente entre 481 a 221 a.C, para os militares da época que viviam um novo período de intensos conflitos e mudanças na forma como se guerreava.
Até hoje não se sabe se Sun Tzu realmente existiu; alguns dizem que “A Arte da Guerra” fora um apanhado de escritos conjuntos de alguns generais da época.
A obra contém 13 capítulos repletos de ensinamentos profundos e bem interessantes que transcendem o tempo e servem como guia também nos desafios de nossa civilização contemporânea. As empresas utilizam os ensinamentos deste livro nos dias de hoje em suas estratégias de marketing visando conquistar mais clientes e vencer a implacável concorrência.
Separamos algumas pérolas de sabedoria existentes na clássica obra.

“A vitória na guerra não se repete, ela se adapta e varia sempre.”

As empresas precisam estar atentas às mudanças que ocorrem diariamente no mundo. Modificar estratégias adaptando-se sempre ao que a demanda exige, de modo a oferecer a coisa certa, é a melhor maneira de obter sucesso no mercado.
Após os anos 2000 a velocidade de informação aumentou de forma nunca antes vista, possibilitando que as pessoas tivessem mais acesso a dados sobre produtos e serviços, podendo agora escolher com mais critério aquilo que mais lhes convinham.
O que dá certo em um ano, pode não dar certo no outro. Atente-se ao mercado, aos movimentos e antecipe tendências modificando as estratégias, caso necessário.
“A água não tem forma constante; um exército também não. Por essas razões pode-se dizer que alguém alcança a vitória se adaptando às circunstâncias é alguém genial”

“Por essas razões, o general sábio pondera, pesa o que há de favorável, de desfavorável, e decide o que é mais acertado. Ao levar em conta o que é favorável, torna o plano executável; ao levar em conta o que é desfavorável, soluciona as dificuldades.”

Pode parecer prescindível este aviso, mas a quantidade de pessoas que não ponderam antes de tomar decisões são incontáveis. Agir por impulso só é bom em ocasiões muito específicas e raras. É necessário planejar; é necessário estratégia; é necessário ponderação.
Solucione sempre os problemas existentes antes de partir para uma nova empreitada. Analise, e caso esteja tudo certo, siga em frente; se não, arrume a casa primeiro.

“Assim sendo, quem não sabe as desvantagens do uso das armas, não sabe também as vantagens, e não deve usá-las.”

As armas que o marketing têm em mãos são suas ferramentas de trabalho que se destacam pela enorme quantidade existente hoje em dia. Porém, não basta ter as ferramentas e não saber usá-las. Não adianta seu negócio ter um Facebook, Site, ou qualquer meio de comunicação digital se não souber utilizá-los da maneira correta. Contrate e faça parcerias com profissionais que saibam o que estão fazendo e tratarão o seu negócio com respeito fazendo um bom trabalho. Chega de amadorismos.

“Conheça a si mesmo e ao inimigo e, em cem batalhas, você nunca correrá perigo.
Conheça a si mesmo, mas desconheça seu inimigo, e suas chances de ganhar e perder são iguais.
Desconheça a si mesmo e ao inimigo e você sempre correrá perigo.”

Conheça o seu negócio, conheça o seu cliente, conheça o mercado, e as chances de sucesso são altíssimas. Assim como no campo de batalha, no comércio é essencial conhecer o território que se percorre. O marketing só é efetivo quando suas ações são embasadas em conhecimento profundo antes de serem colocadas em prática.
Para se aprofundar ainda mais neste tema, leia “A Arte da Guerra” e deleite-se com tamanha sabedoria contida em suas páginas. A leitura é prazerosa e traz enorme inspiração para o dia a dia.

Sucesso!

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