As histórias que as marcas contam

março, 2017 Comunicação

A nossa sociedade se desenvolveu graças a uma ferramenta que usamos e que fora melhorada com o passar do tempo: comunicação.
Todos os trabalhos realizados ao redor de todo o mundo dependeram essencialmente de uma base de comunicação viável a todos os envolvidos, independente da tarefa realizada.
Nossa sociedade também identificou que a maneira mais efetiva de transmitir informações é através de metáforas que atingem as emoções das outras pessoas. Verbalizar de forma racional geralmente não adianta quando o sentido é obter comunicação bem sucedida. O storytelling nasceu percebendo a necessidade de conexão entre a marca e consumidor possibilitando aprofundar seu relacionamento e, por consequência, torná-lo mais sólido.
Storytelling, no marketing, é contar uma narrativa em torno de sua marca. Dar significado para a sua existência. Uma empresa que vende viagem não é definida por isso e sim por proporcionar às pessoas aventura, emoção, tranquilidade, renovação, felicidade, bem estar, cultura e etc.

Cuidado!

A narrativa não deve ser inventada. Não se deve criar algo que na sua essência não existe. Não adianta fingir que sua marca se importa com algo que ela não dá a menor importância. Quando falamos sobre Storytelling, falamos de sentimentos reais que as pessoas possuem, e elas com certeza perceberão a falta de verdade de suas intenções.
Agir com verdade e acreditar que sua empresa existe para resolver um problema ou proporcionar valor ao consumidor é regra número um
Os líderes visionários não saem inventando histórias ao léu, apenas contam o que já existe. A necessidade de algo já encontra-se dentro de cada pessoa. Achar e desenvolver soluções para isso é o papel de toda empresa que deseja perdurar.

Algumas marcas e suas histórias

Quando a história de uma marca é bem contada durante o tempo nós a percebemos assim que nos deparamos com sua comunicação.

A Harley-Davidson sempre foi além do sentido irrisório de vender motocicletas. Sua intenção é sanar o desejo de liberdade e aventura que todos temos dentro de nós. A possibilidade de pilotar uma Harley na estrada em velocidade é libertadora para muitos e este desejo é sempre ressuscitado em suas campanhas:

A Coca-cola sempre tem a intenção de criar vínculos e mostrar a importância das pessoas que se amam estarem juntas. Suas campanhas na internet e televisão deixam muito claro a história que sua marca conta. O desejo de unir a família e amigos existe dentro de cada um de nós e a Coca-Cola nos faz lembrar o quanto isto é significante.

Na internet

Hoje as campanhas na internet são muito utilizadas para narrar todas essas histórias por interagir de perto com o consumidor. Página no Facebook, anúncios chamativos no Youtube, campanhas no Google, sites compartilhando bons conteúdos vão se conectando entre si gerando barulho e fixação.

A internet é grande aliada de marcas que são verdadeiras, e fortíssima amiga das pessoas que não querem mais serem enganadas por histórias da carochinha.

Nós da Reinos Unidos temos o prazer de ajudar muitas empresas a contarem suas histórias através das mídias digitais e ficaremos felizes em te ajudar também.

Sucesso!

Tags