Plano de Negócios: O Mito

março, 2017 Planejamento

Talvez este seja um artigo polêmico por ir exatamente contra o que a maioria pensa quando se trata de abrir uma empresa e construir seu próprio negócio.
Se você entrar agora no site do Sebrae, terá acesso a um ebook com mais de 160 páginas explicando como montar um plano de negócios eficiente. Você tem esta e tantas outras opções espalhadas na internet para descobrir como fazer um Business Plan. Porém o que vamos abordar daqui em diante é: como o plano de negócios pode ser prejudicial no início de um negócio.

A carroça e as abóboras

No interior existe um ditado antigo que diz “É com o andar da carroça que as abóboras se ajeitam”. Se você for ficar tentando arrumar todas as abóboras na carroça antes de partir, você não vai sair do lugar nunca! Elas não são geometricamente perfeitas, certinhas, e organizá-las encaixadas corretamente é inviável. Quando você começa a se movimentar é que as hortaliças vão se debatendo até acharem uma posição que se encaixem.

ALERTA: não estamos dizendo para você não se planejar! Aliás, alguns artigos nossos já foram muito incentivadores desta premissa. Nosso foco aqui é: se você ficar planejando tudo, revendo todos os detalhes, é provável que seu negócio não saia do papel.

No seu jardim

“Se você encontrou um problema ou uma pergunta legítima que ninguém solucionou, essa já é uma ótima razão para empreender” – Facundo Guerra

Facundo Guerra hoje é conhecido como um grande empresário da noite paulistana. Possui casas noturnas, restaurantes e bares que se destacam por suas propostas diferentes e que estão revitalizando o centro de São Paulo.
Ele mesmo já disse em entrevista que é contra o modelo que é proposto hoje do business plan difundido como estrutura rígida que serve para o start de um negócio. Vê neste uma fórmula engessada e que mesmo se levado a sério não consegue prever todos os problemas que a empresa terá em seu caminho.
Empreender não é um caminho linear, mas cheio de curvas e inúmeros imprevistos impossíveis de antecipar. Planeje-se e muito bem, mas não fique preso à perfeição, ela não existe e custa muito caro.
Se você procurar no seu jardim, ou seja, no seu espaço de vivência – na sua casa, condomínio, família, comunidade – você encontrará questões a serem resolvidas, problemas a serem solucionados e é aí que está a fonte que o seu empreendimento pode beber. Toda organização bem sucedida resolve problemas e começar por onde a própria pessoa enxerga as possibilidades de melhoria é o mais indicado.
O que você pode construir que vai melhorar a vida das pessoas?

Preparar, atirar….apontar

Prepare-se, analise o mercado, veja as reais condições do seu projeto dar certo, entre em um ramo que já tenha um certo conhecimento, comece com pouco mas comece. Atire. Com o andar da carroça você vai percebendo os imprevistos e resolvendo os problemas de percurso.
Não espere ficar perfeito para começar.

Nós da Reinos Unidos já ajudamos empresas a iniciarem suas empresas na web e ficaremos felizes em te ajudar no seu negócio.

Sucesso!