3 motivos essenciais para investir em um site seguro

setembro, 2018 Marketing Digital

A internet trouxe muitas facilidades e aumentou a visibilidade das empresas. Contudo, esse ambiente está cheio de perigos que podem colocar em risco a sua segurança. Sites suspeitos com mecanismos que roubam dados bancários, informações pessoais, fotos e arquivos importantes são apenas algumas dessas ameaças.

Mas como o usuário pode se prevenir desses riscos e evitar situações indesejadas? A melhor maneira de tentar driblar esse perigo é por meio da criação e manutenção de um site seguro.

E você vai aprender mais sobre o assunto neste artigo. Vamos apresentar o que é um site seguro e qual a importância de investir nesse tipo de plataforma. Acompanhe a leitura!

Quais são os principais elementos de um site seguro?

Selo de blindagem

O selo de blindagem, ou selo de segurança, é um tipo de ícone que está presente em sites seguros. Ao ser clicado, será possível ver o domínio da página, o status e a sua razão social. Dessa maneira, caso essas informações ou a imagem não estejam disponíveis para você, desconfie logo.

“HTTPS” na URL

A url deve conter a expressão “”HTTPS” no lugar de apenas “HTTP”. Isso significa que, o site investe na segurança por meio do uso de certificação SSL. Esse “S” a mais, que diferencia ambas as expressões, significa que a página está protegida por uma camada a mais de segurança. Ou seja, as informações e os dados importantes estão armazenados em um local seguro, difíceis de serem acessados por terceiros não autorizados.

Hiperlinks coerentes

Os hiperlinks devem ser coerentes, tanto na visibilidade quanto no seu direcionamento. Dessa forma, verifique para qual site o hiperlink inserido pretende direcioná-lo antes de clicar nele, de fato.

Isso é importante, pois muitos sites maliciosos exibem um determinado endereço, porém, quando o usuário clica neles, o hiperlink o direciona para outra página diferente e que pode estar cheia de vírus e elementos que roubam as suas informações pessoais.

Cadeado verde no navegador

O cadeado verde é outra medida visual que demonstra que a empresa possui a certificação SSL e se preocupa com a segurança de seus internautas. Ele costuma aparecer ao lado esquerdo da barra do navegador, ao lado do HTTPS.

Quais são as vantagens de investir em um site seguro?

1. Lei do e-commerce

A Lei do E-commerce foi editada para proteger o comércio eletrônico e a segurança virtual dos usuários e empresas. A sua intenção é permitir que o fornecedor tenha instrumentos de segurança aptos a manter em sigilo seus próprios dados e os de seus consumidores.

Dessa forma, se, porventura, o site sofrer alguma invasão causada por ataques maliciosos, a Lei estabelecerá punições para o fornecedor do e-commerce. Contudo, caso seja provado que ele adotou as medidas de proteção adequadas — criptografia, firewall, antivírus etc. — a Lei pode abrandar a sua responsabilidade, reduzindo o valor das indenizações devidas.

2. Maior número de vendas

Um site seguro com ambiente criptografado e sistemas antifraudes ativos ajuda a despertar a confiança do consumidor e a manter os usuários presentes visitando a página, aumentando, assim, a chance de eles virarem novos clientes.

A segurança deve estar presente em todas as etapas, desde o cadastro, momento em que o usuário insere dados pessoais, até o pagamento, no qual as informações bancárias são adicionadas. Afinal, caso o visitante desconfie do site, ele vai abandonar o carrinho e desistir da compra.

3. Proteção das informações da empresa

As informações das empresas são muito valiosas. Os bancos de dados dessas instituições contem informações como faturamento, transações comerciais, calendário de pagamentos, de estoque, produtos e uma série de outros elementos fundamentais para o funcionamento saudável de um e-commerce.

Todo o conhecimento dessas informações, em mãos erradas, pode causar um prejuízo imenso, que comprometeria todo o negócio das empresas.

Por esses e outros motivos que vimos acima, as empresas devem investir pesado em tecnologia e em segurança online. A manutenção de um site seguro e confiável é essencial. Nunca é demais ser cauteloso checar todos os mecanismos de segurança antes de disponibilizar uma página para os clientes realizarem uma compra ou terem acesso.

Quer saber como ter uma página confiável? Confira o que um bom site para empresas deve ter!

Tags