Dicionário do Marketing Digital

O marketing digital é uma estratégia muito utilizada e conhecida por empresas que pretendem alcançar uma melhor visibilidade online de seu negócio. Por isso, criaram-se diversas técnicas para que o ranqueamento nos maiores portais de buscas, como o Google, se tornassem cada vez mais frequente.

Estar imerso e aparecer na internet colabora para melhores taxas de conversão. E, aparecer no Google na primeira página de forma orgânica é o objetivo de muitos sites. Então, é a partir das técnicas e estratégias do marketing digital que é possível obter esse resultado.

Porém, o marketing pode se tornar extremamente complexo para quem não tem muito domínio da área. Por mais que o marketing digital seja responsável por criar, desenvolver e se comunicar com o público-alvo, os termos relacionados a ele podem ser difíceis e causar confusão.

Pensando em mostrar e desvendar alguns termos relacionados ao marketing digital, vamos apresentar uma lista de nomes, siglas e ações que usamos no dia a dia. Sendo esses termos muito importantes para o desenvolvimento da estratégia de sua marca no meio online.

Então prepare-se e acompanhe o dicionário do marketing digital que desenvolvemos para você!

Automação de marketing

Quando há muito trabalho a se fazer, a automação permite acompanhar e melhorar o relacionamento com o público em geral. Sendo assim, aumentam-se consequentemente as vendas.

As empresas que trabalham com marketing digital apostam na automação porque, além da redução do trabalho manual, é possível otimizar o tempo. A automação colabora no agendamento de posts nas redes sociais, disparos de e-mails marketing, mensuração de resultado de campanhas e muitas outras atividades.

 

Blog

O blog foi muito utilizado nos primeiros anos após o surgimento da internet. Tinha como função ser um diário virtual, onde textos e ideias eram expostas e compartilhadas.

Porém, no marketing digital o blog é uma grande estratégia. Por meio do abastecimento de conteúdo constante, as empresas podem dissertar sobre seus produtos e esclarecer dúvidas de seus clientes. Quanto mais seu blog for preenchido de textos interessantes e palavras-chave procuradas, mais seu site será ranqueado e aparecerá na primeira página do Google.

 

Briefing

Quando se inicia um projeto de marketing digital é importante que o cliente e a agência estejam alinhados. Assim, para que os criadores de conteúdo conheçam melhor o ramo da empresa e o que é ou não interessante escrever, realiza-se o briefing.

O briefing é um conjunto de perguntas que, aos serem esclarecidas, servirão como orientação para os criativos. Por meio dele, consegue-se entender melhor onde a empresa quer chegar com as estratégias de marketing digital e o que deve ou não ter nas suas redes sociais.

 

Chat

O chat é uma excelente ferramenta que auxilia na comunicação entre empresas e clientes. Geralmente instalados nos sites, os chats são uma opção rápida e estratégica de estar em contato com prospects e interessados em seus serviços.

Sua facilidade traz o benefício da resposta imediata. Sendo assim, quando a empresa e os usuários de seu site estão online, é possível acontecer uma conversa em tempo real e talvez desenvolver uma maior relação.

 

Conversão

A conversão é um dos elementos importantes para o marketing digital. Por meio dele, entende-se até onde e como seu conteúdo está chegando ao seu público. Ou seja, quando há uma conversão satisfatória é sinal de que estamos seguindo num caminho interessante.

Além disso, é possível mensurar as taxas de alcance e efetividade de suas ações quando estudamos as taxas de conversão. Então, se existe uma baixa nas conversões, é necessário atenção para que não seja desperdiçado dinheiro em estratégias que não estão sendo satisfatórias.

 

Call to Action (CTA)

O Call to Action é uma chamada que precisa ter um grande impacto – seja textual ou visual – para o leitor, fazendo-o realizar uma ação. Ou seja, após o usuário consumir um artigo, por exemplo, é importe que exista um meio de fazê-lo continuar em seu conteúdo.

Por isso, quando pensar em um Call to Action é necessário averiguar qual a maneira mais adequada para converter aquele conteúdo em venda. Muitas vezes em um CTA são vinculados links para o download de materiais gratuitos ou outros posts relacionados com o tema.

 

Click Through Rate

O CTR – Click Through Rate – é umas das métricas mais utilizadas no marketing digital. Um dos seus principais objetivos é avaliar a eficiência de um conteúdo nas redes sociais. Sejam eles banners, links patrocinados ou qualquer outro tipo de link.

Para calcular, basta seguir a fórmula abaixo:

CTR = número de cliques ÷ número de visualizações

Após encontrar essa porcentagem, é importante que se faça um estudo para entender a eficiência da sua palavra-chave.

E-book

O e-book é um livro virtual produzido pelas empresas sobre seus serviços prestados. Ou seja, nele é possível entender um pouco melhor o funcionamento daquele produto e de qual maneira ele pode ser eficiente para seu potencial público.

Os livros virtuais possuem um material extremamente rico e geralmente são conteúdos complexos, extensos e bem aprofundados.

 

E-commerce

O avanço da internet resultou na facilidade da compra sem sair de casa. Sendo assim, houve um aumento significativo na criação de portais para venda online. Os e-commerces são lojas virtuais criadas exclusivamente para a venda de produtos.

Os e-commerces podem ser exclusivos da marca ou funcionar como um portal ou marketplace, onde diversas empresas ou usuários podem anunciar seus produtos para venda.

 

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias do marketing digital para a distribuição de conteúdo. Sendo enviados para o e-mail dos leads ou dos clientes, o e-mail marketing é uma interessante opção para entregar de forma direta conteúdos, informações e promoções sobre a sua empresa.

 

Endomarketing

O endomarketing é uma estratégia de marketing voltado para ações internas em empresas. Esse marketing institucional tem como objetivo melhorar a visibilidade da empresa perante a seus colaborados. Com estratégias bem aplicadas, o endomarketing também auxilia na motivação e integração da equipe.

 

Engajamento

O engajamento nas redes sociais representa o quanto os usuários interagem com sua página ou perfil. Ao longo do tempo, os consumidores envolvidos, íntimos e interativos com suas mídias estabelecem uma relação de empatia e satisfação com sua marca, sendo então mais uma forma de divulgação para seu negócio e ajudando no alcance de um público desconhecido.

 

Funil de vendas

O funil de vendas é um importante caminho a se analisar para empresas que buscam alcançar mais clientes.

Por meio dele, é possível identificar o processo que o consumidor percorre desde quando ele ainda é um lead até o momento em que ele vira um cliente. Ou seja, o funil de vendas mostra quais as etapas desde o primeiro contato do consumidor, até a compra final. Assim, é possível identificar possíveis problemas nesse processo e converter isso para o alcance de melhores resultados.

 

Google Ads

O Google Ads é uma das ferramentas mais populares para quem pensar em patrocinar links. Ou seja, a plataforma permite a promoção de determinados conteúdos, fazendo com que esses anúncios apareçam de forma mais constante para seu público alvo.

 

Inbound marketing

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de conteúdo, é um conjunto de técnicas que visam trazer os clientes até a empresa ao invés de ir atrás delas, como acontece no marketing tradicional. Ou seja, as ações são voltadas para atrair os possíveis clientes, tornando-o em público consumidor. As principais ferramentas de marketing utilizadas para essa atração são: SEO, Marketing de Conteúdo e estratégias para redes sociais.

 

KPI

A sigla KPI significa em inglês Key Performance Indicador, ou em português, Indicador Chave de Performance. É uma forma muito utilizada para medir se uma ação ou conjunto de estratégias desenvolvidas pela marca estão atendendo ou não as demandas e objetivos esperados.

Além de medir as ações aplicadas em sua estratégia, os KPI’s são ainda mais importantes em sua função de indicador, mostrando informações relevantes para seu negócio.

Landing page

Landing page, também conhecida como “página de aterrisagem” é uma página com o foco total em conversão. Ou seja, após o usuário chegar a essa página, é muito provável que ele vá para o site da empresa.

Essa página não é recheada de conteúdo pois seu principal objetivo é promover a conversão para um site mais completo e, assim, fazer com que o público gere ações importantes para a empresa, como cadastros ou downloads de materiais.

 

Lead

Toda estratégia de marketing é voltada para a captação de novos clientes. E os potenciais clientes, também chamados de Leads, são sempre um alvo interessante para que as empresas apostem suas fichas.

Os Leads são consumidores que já demonstraram interesse por seu produto. Por exemplo, quem já se cadastrou em seu site para receber mais informações ou novidades sobre seu serviço.

 

Link building

Dentre as estratégias de SEO, uma muito utilizada dentro dos textos são os links buildings. Para que o texto alcance uma qualidade de conteúdo relevante, é importante que haja links que levem o leitor para outras páginas.

Esses links são essenciais e muito recomendados nos conteúdos de SEO porque colabora para o ranqueamento de seu site ou blog. Eles podem ser internos – que levam para links dentro do seu próprio site, ou externos – levam para outros sites.

 

Links patrocinados

Os links patrocinados são uma ótima solução para quem busca resultados mais imediatos. No topo de alguns sites, geralmente aparece alguns anúncios em destaque. Esses pequenos anúncios, na maioria das vezes em forma de texto, são os chamados links patrocinados.

 

Marketing de conteúdo

Para que seu crescimento e engajamento nas redes sociais sejam constantes, é necessário a produção de conteúdo relevante para seu público-alvo. Isso quer dizer que, o marketing de conteúdo é uma excelente estratégia para atrair novos consumidores. Com a constante produção e divulgação de seu conteúdo, é possível agregar valor à sua empresa, mostrando assim sua autoridade no assunto.

 

Métrica

Para entender como suas ações e estratégias estão impactando seu público, é necessário que os números sejam medidos. Por isso, existem os mais variados tipos de métricas para a realização dessa mensuração. Assim, todo dado mensurável é uma métrica e os números trazem resultados efetivos se bem analisados.

 

Mídia orgânica

A mídia orgânica nada mais é do que a mídia não possui custo. Ou seja, se toda as estratégias de marketing digital forem seguidas à risca, é muito provável que seu site se ranqueará nas plataformas de buscas nas primeiras posições. Para isso, é necessário investir no conteúdo e mostrar autoridade no que está sendo dito, atraindo então mais consumidores.

 

Mídia paga

A mídia paga é o oposto da mídia orgânica. Ela, por sua vez, tem resultados mais rápidos porque não precisa de tanta elaboração juntamente as técnicas do marketing digital. Ou seja, basta o impulsionamento de um determinado conteúdo através de seu pagamento e seu anúncio será distribuído para os usuários.

 

Mídia social

As mídias sociais ou redes sociais são hoje os principais meios de relacionamento da internet. Entre as principais, o Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e LinkedIn são um importante canal de comunicação entre empresas e consumidores.

Newsletter

As newsletters são um tipo de boletim informativo enviados por e-mail para clientes e potenciais clientes de uma empresa. Diferentemente do e-mail marketing (que tem foco em vendas), as newsletters são produzidas com intuito de divulgar os conteúdos. Assim, é colocado para os usuários a autoridade da empresa sobre o assunto.

 

Palavra-chave

A palavra-chave dentro das técnicas de otimização de um texto é o centro do assunto. Ou seja, é a partir da definição de uma palavra ou termo que o artigo será construído. Por isso, é ideal que a palavra-chave seja muito bem selecionada pois é a partir dela que o texto será estruturado.

 

Posicionamento

O posicionamento de uma empresa na internet é de extrema importância. É a partir de seu posicionamento que a empresa mostra seus ideais diante do público em ações cotidianas. Por meio dessas colocações postas pelas empresas, é possível expressar sua missão, visão e valores.

 

Prospect

As agências de comunicação num geral, sempre trabalham com prospecções. Sejam elas passivas (quando alguém busca por serviços) ou ativa (quando a agência entra em contato oferecendo seus produtos).

Assim, o prospect são esses potenciais clientes. São pessoas que entraram em contato com a agência para conhecer um pouco melhor dos seus serviços.

 

Público alvo

O público alvo é um segmento descoberto por uma pesquisa que define quem são as pessoas mais propícias a serem clientes de sua empresa. São analisados dados como idade, sexo, profissão e interesses para que se obtenha o perfil de seus consumidores. Sabendo disso, é possível traçar estratégias de marketing mais certeiras.

 

Remarketing

O remarketing é uma das ferramentas importantes para a estratégia de marketing. Ele é realizado a partir das ferramentas do Google Ads que identifica os usuários que já acessaram sua página. A partir disso, os anúncios passam a serem exibidos novamente para aqueles que já buscaram por seu serviço.

 

SEO

Search Engine Optimization ou SEO é o conjunto de técnicas que visa atingir bons ranqueamentos organicamente, gerando tráfego e autoridade para um site ou blog após aplicada as técnicas de otimização.

As estratégias SEO se tornam poderosas quando aliadas, por exemplo, com o entendimento de como o Google funciona. Quando se entende quais os pontos a plataforma leva mais em consideração para ranquear melhor uma página, mas fácil fica para ajustar seu site ou texto dentro desses padrões.

 

Site

O site é uma das plataformas utilizadas para a divulgação de seu produto ou serviço. Esse endereço eletrônico pode possuir uma ou várias páginas, onde nelas, estão conteúdo fixos sobre aquilo que é interessante divulgar.

 

Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica muito utilizada no marketing digital para mensurar resultados. Entender como está o retorno do investimento que sua empresa está fazendo é o maior objetivo dessa métrica, avaliando então o tempo ou dinheiro em relação às vendas.

Para entender um pouco melhor sobre a taxa de conversão, veja o exemplo. Se 100 usuários visualizaram um anúncio seu e 50 deles clicaram no link, sua taxa de conversão foi de 50%. Ou seja, metade do público atingido gerou um resultado interessante.

 

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é a maneira de um site ou blog conseguir acessos sem pagar por isso. Ou seja, através das técnicas de SEO seu site é ranqueado em uma melhor posição dos buscadores, tornando-os mais visíveis para o público em geral.

O tráfego orgânico é baseado na estratégia de inbound marketing e não tem custos para as empresas.

 

Tráfego pago

Diferentemente do tráfego orgânico, o tráfego pago possui um custo para as empresas. Quem deseja de resultados imediatos tende a pagar por anúncios, assim seu site aparecerá mais frequentemente para os seus potenciais clientes.

Marketing digital para todos!

Vimos que o marketing digital possui diversos termos, porém com o auxílio de uma agência especializada é possível o desenvolvimento de estratégias que gerem excelentes resultados.

Grandes e pequenas empresas utilizam o marketing digital para se posicionar e estarem conectados aos seus clientes no mundo online. Assim, com todas essas ferramentas, gera-se mais conversões para suas vendas.

A Reinos Unidos é especialista em marketing digital e pode te ajudar a ranquear seu site na primeira página do Google!

Entre em contato conosco, ficaremos felizes de poder te auxiliar!