Entenda as melhores formas de aquisição de clientes

setembro, 2018 Estratégia

Conquistar clientes não é uma tarefa fácil, principalmente para empresas de pequeno e médio porte. Vários fatores influenciam na conversão: mercado, concorrentes, oferta e demanda, jornada de compra, entre outros.

Por isso, é fundamental incluir no seu planejamento quais canais de aquisição de clientes a sua empresa pretende obter.

Esses canais são as fontes que você utiliza para captar seus clientes. É de suma importância conhecer a sua persona, para saber onde ela se encontra. Dessa forma, é possível impactá-la com informações sobre o seu produto/serviço.

A seguir, veja alguns canais de aquisição de clientes que a sua empresa pode utilizar e quais as suas vantagens. Vamos lá?

A fidelização de clientes

Antes de mencionar os canais de aquisição, vale destacar o quão importante é a manutenção do relacionamento com o cliente. Mesmo após finalizar uma venda, a empresa precisa manter contato, com o intuito de estimular a recompra e a indicação.

Conheça bem o perfil do cliente e trabalhe com alguns canais para manter o vínculo e se fazer presente na mente do público.

4 canais de aquisição de clientes

Confira, abaixo, 4 canais de aquisição de clientes que a sua empresa pode explorar. Mas, antes de adotá-los, avalie se todos são viáveis para o seu negócio. Caso sim, inclua-os no seu planejamento de marketing digital.

1. E-mail marketing

Um ótimo canal para ensinar e manter o relacionamento com seus prospects e clientes, fazendo-os avançar na jornada de compra. Uma pesquisa feita pela e-commerce Brasil indica que o uso da ferramenta chega a ser 10 vezes mais rentável em comparação com outros meios.

2. Redes sociais

Provavelmente, a maior parte do seu público-alvo está conectada a alguma rede social. Então, se você conhece a sua persona e sabe onde ela está, é importante investir na sua presença online e, assim, impactá-la.

Crie conteúdos atrativos para ensinar e ajudar as pessoas a resolver determinados problemas e aproxime seu público por meio de conversas, afinal, esses são canais de relacionamento.

3. SEO e SEM

O SEO (search engine optimization) é uma técnica responsável pelo bom posicionamento do seu site nos mecanismos de busca orgânica, ou seja, não paga. Já o SEM (search engine marketing) tem objetivo de divulgar um site nos mecanismos de busca, seja de forma orgânica ou paga.

O foco dessas estratégias é possibilitar que os consumidores encontrem a sua empresa quando estiverem procurando um produto/serviço semelhante ao seu. A “sacada” é identificar quais palavras-chave representam o seu negócio.

4. Site/Blog

É imprescindível ter um site profissional, com todas as informações úteis sobre o seu negócio e que sempre esteja atualizado. Além do mais, o site precisa ter um layout responsivo, ou seja, adaptado aos variados tamanhos de tela — desktop, celular, tablet.

Já o blog é um canal ótimo para conquistar clientes. Utilize-o para publicar conteúdos ricos, que tenham grande relevância para o seu público, tornando a sua marca uma referência no mercado.

A importância da visibilidade online para o sucesso de uma empresa

Hoje, uma empresa que conta com site e redes sociais atualizados, passando informações e tirando as dúvidas dos potenciais clientes, está à frente de concorrentes que não têm presença online.

Os consumidores querem sanar dúvidas sobre os produtos ou serviços antes de adquiri-los. Eles desejam ter um contato rápido e humanizado com as marcas, por isso, a sua empresa precisa ter uma presença online, para ser encontrada na internet.

Enfim, é de suma importância ter boa visibilidade online, para aproximar a marca do público-alvo, e ainda conhecer bem a persona, para identificar quais canais poderão ser utilizados de forma eficiente para a aquisição de clientes.

Para entender mais sobre visibilidade online, confira o post “Por que sua empresa precisa investir em visibilidade online? Entenda”.

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