Social Selling: veja como usar as redes sociais para aumentar as vendas

O advento do marketing digital trouxe novas expressões ligadas às estratégias de venda de uma marca. Uma das mais famosas e mais importantes para o mercado dos negócios é o chamado Social Selling.

Esse termo está ligado à influência que as redes sociais exercem sobre o poder de decisão de compra dos consumidores. Dessa maneira, são compostas estratégias de marketing que constroem um relacionamento com os potenciais clientes de uma determinada marca.

Assim, neste artigo, apresentaremos o conceito de Social Selling e de que forma ele ajuda uma empresa a vender mais. Acompanhe a leitura!

O que é Social Selling?

Social Selling é o método de usar as redes sociais com o intuito de encontrar e manter uma relação de confiança com o público e, assim, nutrir perspectivas de vendas. Portanto, trata-se de estratégias mais evoluídas do que os procedimentos tradicionais de venda.

O Social Selling usa a marca pessoal da empresa e o networking para alcançar os clientes certos por meio do funil de vendas e, assim, construir relacionamentos mais sólidos no mercado.

Quais são seus quatro pilares?

O Social Selling costuma estar embasado sobre 4 pilares universais.

1. Consolidar a marca pessoal

O Social Selling ajuda a estabelecer e conquistar a sua marca pessoal — Personal Brand. Ela é a sua reputação dentro do mercado. Como os negócios são altamente competitivos, uma marca pessoal adequada gera confiança e representatividade perante um cliente e aumenta as chances de conversões.

2. Encontrar Pessoas

É o networking. Nesse pilar, são utilizados métodos que estabelecem uma rede de contatos participativa e colaborativa na rede social.

Essa interação é útil para entender as necessidades e problemas da persona e poder ajudá-la a alcançar seus objetivos.

3. Engajar com conhecimento

Engajar significa envolver-se com o público-alvo por meio da produção de conteúdo interessante e de qualidade.

Esse tipo de estratégia faz parte do início do processo e refere-se à produção e compartilhamento de conteúdo próprio e relevante, levando-se em conta os problemas, anseios e necessidades do público-alvo.

4. Construir relacionamentos

Construir relacionamentos por meio das redes sociais permite ampliar as conexões e as relações entre os negócios e potenciais clientes. Compartilhe suas ideias e seus pensamentos. Afinal, isso ajuda a influenciar as suas ações e experiências.

Como adotar uma estratégia de Social Selling?

As mídias sociais funcionam como métricas que ajudam as empresas a descobrirem mais sobre os prospectos, antes mesmo de produzir conteúdo ou abordá-los.

Uma empresa consciente deve ficar atenta à definição adequada do cliente. Por isso, ela deve participar dos canais em que o público-alvo está presente. Isso ajuda a entender o perfil deles, o nível de engajamento com a empresa etc.

É essencial conhecer quais são os canais em que os clientes estão mais presentes e ativos. Pode ser o LinkedIn — muito usado para o B2B — ou o Facebook, Instagram e Twitter — redes que têm como foco o B2C.

Quais são os benefícios dessa estratégia?

Redução do ciclo de vendas

Os mecanismos de pesquisa do Social Selling permitem conhecer as preferências, dúvidas, desejos e opiniões dos clientes. Então, a partir daí a empresa se concentrará nesses fatores para aumentar as vendas.

Aumento da reputação online

A reputação online é construída por meio de opiniões, avaliações e comentários de clientes no perfil social da empresa.

Geração de leads

As estratégias de Social Selling geram leads porque atraem consumidores. Então, elas têm como consequência o aumento das chances de uma marca ser lembrada no momento da compra, favorecendo a fidelização de clientes.

Otimização das vendas online e off-line

A adoção de métodos de Social Selling ajuda a otimizar as vendas, tanto nas redes online quando fora delas. Manter uma boa reputação ajuda na indicação informal e é uma ótima aliados no momento de decisão de compra.

Afinal, o Social Selling ajuda a nutrir um relacionamento melhor entre possíveis clientes e a manter a marca conectada, ao alcance de seus usuários. Conhecer o público ajuda a oferecer para ele as melhores experiências e aumenta as chances de leads, fazendo com que o aumento das vendas e a fidelização se concretizem mais rapidamente.

Este artigo foi útil? Siga a gente nas redes sociais — Facebook, Linkedin, Vimeo e Instagram — e  fique por dentro dos melhores conteúdos!