Como e por que investir em engajamento nas redes sociais?

A internet está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Atentas a isso, as empresas começaram a investir recursos nesse novo meio de comunicação. Essa tendência permitiu que os empreendimentos ganhassem visibilidade e possibilitou que eles alcançassem uma maior fatia de seu público no mercado.

Contudo, esse procedimento envolve algumas estratégias de marketing que promovem o engajamento nas redes sociais. Não basta apenas estar presente online e ser visto. É necessário adotar uma série de medidas que atraíam os seguidores e conquistem a sua confiança.

Quer saber como tirar o máximo de proveito das campanhas publicitárias e aumentar as vendas por meio do engajamento nas redes sociais? Então, acompanhe a leitura!

O que é engajamento nas redes sociais?

Engajamento social é a relação de interação e influência que a marca consegue estabelecer com seus consumidores. Trata-se do envolvimento e do relacionamento online que há entre ambas as partes por meio das mídias sociais.

Nem sempre um seguidor da página que compartilha seu conteúdo está engajado com a empresa. O nível de relacionamento vai muito além disso. É possível criar uma interação constante e que aconteça de várias formas.

O engajamento é uma métrica que mede o nível de envolvimento do público com a marca, ou seja, se ele interagiu com o perfil da empresa, seja por meio uma mensagem, um comentário, uma curtida, o um compartilhamento.

Quais são as vantagens do engajamento nas redes sociais?

Já parou pra pensar sobre qual é a importância de manter seguidores engajados? Como isso traz resultados para a empresa? Pois bem, existe uma série de benefícios.

De maneira geral, podemos dizer que as suas vantagens são gerar:

  • autoridade online;
  • relacionamento com o cliente;
  • reconhecimento de marca;
  • conhecimento do público.

O envolvimento ajuda a construir uma relação de amizade e confiança com os seguidores e a construir um público fiel. Além disso, quanto maior for o nível de engajamento, maior é a visibilidade online da marca, uma vez que sua disseminação é maior. Isso tem consequência na influência que ela pode exercer sobre os consumidores.

Assim, quando eles precisarem obter algum produto ou serviço vão pensar imediatamente em adquirir os produtos da marca que conhecem e sabem que é confiável, em vez de comprar com outras desconhecidas.

Não se deve buscar apenas atingir o maior número de curtidas e seguidores possíveis. O engajamento está ligado à qualidade do conteúdo disponibilizado e em como transformar meros seguidores em uma audiência constante e engajada com aquilo que você compartilha diariamente.

Como promover o engajamento?

Engajar pessoas não é simples e precisa de cuidados. Essa estratégia é feita por meio de estudos de casos e de planejamento a longo prazo. Confira algumas maneiras de como favorecer o engajamento nas redes sociais.

  • conheça o público e saiba as suas necessidades e anseios;
  • crie uma relação de amizade com os seguidores;
  • ofereça conteúdos de qualidade e capazes de atrair o interesse dos clientes;
  • dê feedbacks sobre dúvidas;
  • interaja com os seguidores ativa e passivamente;
  • mantenha canais de comunicação online disponíveis em caso de o cliente precisar de algum suporte ou apoio;
  • personalize o perfil e a forma como você se comunica com o público;
  • compartilhe conhecimento sobre um assunto e não apenas divulgue seus produtos;
  • promova sorteios e promoções para aproximar ainda mais o público e conquistar a sua simpatia;
  • elaborar CTAs criativos e que despertem o interesse dos seguidores a realizar determinada ação.

Um bom engajamento nas redes sociais não significa apenas criar publicações virais. Na verdade, essa estratégia de marketing consiste em entender o comportamento e interesses do público e, assim, buscar entregar o melhor conteúdo para servir e conquistar a sua empatia.

O que achou deste post? Aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e avaliar como está o seu engajamento entre os seus amigos!