E-mail marketing ainda funciona? Descubra agora mesmo!

outubro, 2018 Marketing Digital

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas no ambiente digital, pois é capaz de conquistar e encantar os clientes, além de ter baixos custos para o marketing e gerar um bom retorno sobre o investimento realizado.

Quer saber como isso é possível? Então, confira a seguir e compreenda a sua importância e de que forma ele ainda funciona para as estratégias de marketing!

Por que o e-mail marketing é tão importante?

e-mail marketing é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas por ser uma ferramenta prática, rápida e muito barata. Confira os benefícios de utilizar o e-mail marketing em sua empresa e entenda por que ele é importante!

Comunicação em um ambiente privado

Uma vez concedido o endereço de e-mail por meio do preenchimento de dados para o recebimento de newsletter ou no cadastro para compras, a empresa tem permissão para se comunicar diretamente com a pessoa de forma privada.

Distribuição de ofertas personalizadas

Por permitir uma comunicação direta com o cliente, as mensagens com ofertas são adaptadas de acordo com as preferências e comportamento de cada usuário. Para isso, a automatização é muito importante, pois o software seleciona as melhores ofertas para cada um de maneira individualizada.

Suporte ao cliente no pós-venda

É fundamental para auxiliar o cliente após a compra, seja para enviar informações adicionais sobre produtos ou serviços comprados, como, também, para fazer avaliações dos produtos ou serviços e, assim, melhorar o atendimento ao consumidor.

Por que o e-mail marketing funciona?

Canal mais frequente na rede

Apesar de, com a chegada das redes sociais, muitos acreditarem no fim dos e-mails, ele continua sendo um dos canais mais importantes para conectar as pessoas. Segundo o relatório da Radicati, o uso mundial do e-mail continua crescendo.

O número de usuários em 2015 era de 2,6 bilhões, e estima-se que esse número aumente para 2,9 bilhões até o final de 2019, o que representa dois terços da população mundial utilizando e-mails. O uso de e-mails não só cresce entre os profissionais, como também entre os consumidores.

O crescimento entre consumidores ocorre devido ao uso de cadastros em sites para fazer compras, recebimento de informações e comunicação interpessoal. Seu uso é facilitado quando o seu conteúdo é adaptado para ser visualizado em celulares. Prova disso é que 45% dos e-mails são abertos em dispositivos móveis, como aponta a empresa de consultoria americana McKinsey & Comam.

Criação de conteúdos segmentados

Quando um e-mail oferece conteúdos segmentados, a chance de realizar uma venda é maior, pois o usuário recebe a mensagem certa no momento certo. Essa segmentação pode ser feita com base no estilo de vida, profissão, histórico de cliques do usuário e de navegação.

Por exemplo, quando um usuário recebe um e-mail com uma oferta feita com base em seu histórico de compra, a possibilidade de realizar novas compras a partir de um e-mail direcionado é bem maior.

Esse fato é comprovado por uma pesquisa feita pela Harris Interactive, empresa de pesquisa americana, em que os dados apontam uma probabilidade de recompra, online ou na loja, de 81% entre os entrevistados.

Comunicação direta e personalizada

Com base na segmentação, as ofertas podem ser personalizadas e enviadas diretamente para cada tipo de usuário e momento de compra. Os usuários que compram produtos comercializados por e-mail gastam 138% a mais do que as pessoas que não recebem ofertas por e-mail, segundo a Convince & Convert.

Além do mais, a individualização das mensagens de campanhas é uma tática de personalização muito eficaz. Os e-mails que parecem pessoais chamam mais atenção e os que citam o nome do usuário tendem a ter uma taxa de abertura maior do que os que não citam (HubSpot).

Deu para perceber como o e-mail marketing é muito útil em uma estratégia de marketing digital? Para se destacar entre os diversos e-mails recebidos pelos usuários, entregar conteúdos relevantes e de qualidade é essencial.

Dessa forma, a empresa conquista mais autoridade e visibilidade online, atraindo potenciais clientes para o negócio. Para garantir isso, é muito importante utilizar as estratégias de inbound marketing com o funil de vendas.

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