Jornada do consumidor mobile: o que fazer para atrair esses leads?

novembro, 2018 Estratégia

As inovações tecnológicas são responsáveis pela forma como os clientes têm se comunicado com as empresas. Esse cenário envolve a jornada do consumidor mobile, que é um fenômeno cada vez mais presente na nossa sociedade.

Isso é tão verdade que os smartphones e equipamentos digitais já fazem parte da vida de praticamente todas as pessoas.

A facilidade e a praticidade das compras online realizadas por um simples celular ajudaram a criar um novo canal de vendas. Dessa forma, deram as condições para o aumento do mercado online e proporcionaram uma nova experiência de compra para os consumidores.

Neste artigo, vamos explicar o que é a jornada do consumidor mobile e o que fazer para atrair esses leads. Acompanhe a leitura!

Qual é a importância da jornada do consumidor em uma estratégia de marketing?

O conteúdo é um dos pontos de partida para uma boa estratégia de Marketing Digital. Isso acontece porque o consumidor passa por várias etapas até decidir pela compra. Assim, é o conteúdo oferecido pelas empresas que vai funcionar como diferencial para atrair os clientes.

Por isso, cada estratégia de marketing deve ser pensada levando em consideração as fases da jornada do consumidor. Afinal, o conteúdo é o elemento que vai alimentar o relacionamento com os leads até que eles estejam preparados para o momento da venda.

Quais são os seus estágios?

A jornada de compra é o caminho o qual um provável cliente vai percorrer até fazer uma compra. Ela é constituída por três etapas:

  • conhecimento;
  • consideração;
  • decisão.

Como atrair esses leads?

Definir uma estratégia de conteúdo para atrair os leads exige a adoção de alguns métodos. Acompanhe.

Elabore personas

Primeiramente, é preciso conhecer o seu público-alvo e como ele age. Essa é a persona. E ela deve ser elaborada a partir de pesquisas e questionários que recolham informações reais sobre os clientes e prospects. Não invente uma persona baseada em achismos.

Essa pesquisa é importante para conhecer melhor as características desses indivíduos e os problemas que eles enfrentam, bem como ouvir sugestões. Todas essas informações coletadas poderão definir as estratégias de marketing e de conteúdo que serão implementadas.

Construa uma metodologia

A metodologia para fazer mapeamento da compra consiste em conhecer o consumidor, usar palavras-chave e conteúdo relevante. Esses elementos devem ser adotados em todas as etapas.

A partir daí, organize todos esses aspectos em tabelas e vá analisando o conteúdo que melhor se encaixa em cada etapa de compra, com base nas suas pesquisas anteriores.

Conheça o seu público

A estratégia de marketing só vai dar certo se você conhecer quem é o seu publico. Dessa forma, será possível fazer ações mais acertadas, sempre levando em consideração o perfil daquele cliente e buscando captá-lo.

Por isso, a definição das personas é tão importante. Com elas, você consegue montar um personagem fictício que retratará bem quais são os problemas e os anseios dos seus clientes.

O funil de vendas, tal como o conhecíamos, transformou-se com a jornada do consumidor mobile. As compras envolvem um sistema mais complexo, que permite vários outros mecanismos de relacionamento e interação entre consumidores e empresas. Por isso, as estratégias de marketing devem ser pensadas levando em conta a realidade atual.

Sua empresa está preparada para encarar a jornada do consumidor mobile? Compartilhe este artigo nas redes sociais para que seus amigos também saibam mais sobre o assunto!

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