Leads: como uma agência pode te ajudar a qualificá-los?

Seu site não está lhe dando a rentabilidade que esperava? Será que está fazendo a qualificação de leads de maneira correta? Uma das vantagens do marketing digital é gerar novos contatos e oferecer aos seus leads soluções para os problemas deles.

É muito importante entender melhor como essa qualificação de leads deve ser feita. Afinal, tudo depende de como seu conteúdo chega aos seus clientes para que você consiga conduzí-los do topo ao fundo do funil de vendas. Aprenda o processo!

Faça a qualificação dos leads

Comece definindo sua persona. Entenda os problemas e os objetivos dela e inicie um processo educacional para que seu lead vá crescendo até chegar ao topo do funil.

inbound marketing faz a qualificação e personalização de seus clientes. Você pode escrever um artigo para seu blog com call to action (CTA) e fazer com que milhares de pessoas vejam e se cadastrem para receber sua newsletter. Nesse momento, seus leads estão no início do funil.

Quando seus clientes acessam vários artigos e solicitam a entrega de materiais como e-books, webinários, infográficos, aulas, estes fazem um cadastro com as informações, como: nome, endereço, cargo, funcionários, os quais julgar necessários para receberem o material solicitado.

Estes formulários demonstram a qualificação de seus leads para que depois possa dividi-los por idade, interesse, sexo, etc. Nessa fase, eles chegam ao meio do funil. Agora é o momento de levar mais informações por meio do fluxo de nutrição, com envio de e-mail marketing oferecendo mais conteúdo para ampliar o conhecimento de seus leads.

O próximo passo é incluir nesses e-mails o CTA para obter o interesse deles em conhecer uma proposta ou falar com um consultor.

Selecione os leads

Conforme a ação de seus leads, eles recebem pontuações e podem ser qualificados em:

  • bons leads que tem intenção de comprar: é avaliado o cargo, segmento de atuação, região, comportamento ao receber seus materiais e demais dados importantes para sua empresa;
  • bons leads que ainda não tem intenção de comprar: não devem ser jogados fora, pois é possível leva-los a compra por meio da nutrição de leads. Ofereça mais conteúdo para que seu conhecimento se amplie e seu problema possa ser resolvido;
  • leads ruins para vendas: são pessoas interessadas apenas no conteúdo do blog, não demonstrando demais interesse. Essas, sim, podem ser descartadas.

Feita a triagem é a hora de enviar os bons leads para o departamento de vendas.

Busque uma agência para lhe ajudar 

É comum que as empresas comecem a investir em blog e fluxo de nutrição dentro de seu departamento de marketing. Com o crescimento do negócio, é importante considerar a ajuda de uma agência especializada em qualificação de leads para que seu investimento traga o retorno esperado.

Alguns serviços que podem ser prestados pelas agências, são:

  • desenvolvimento de site profissional para obter bom posicionamento orgânico, página para relacionamento com o cliente, blog com bons conteúdos para atrair mais tráfego, boas técnicas de SEO, design responsivo e intuitivo;
  • marketing de conteúdo com temas direcionados para cada fase do funil de vendas (um grande gerador de leads);
  • criação e desenvolvimento de e-book, ferramentas, testes ou outros itens para que possa ajudar seu lead a resolver um problema;
  • uso de e-mail marketing para enviar conteúdo para sua lista segmentada, conforme o interesse de seus leads;
  • produção de conferência, webinários, vídeos e materiais gráficos para oferecer conteúdo diversificado impactando mais pessoas;
  • busca de sites parceiros para guest post, que aumentam a autoridade de seu blog e geram tráfico de qualidade e captura de novos leads;
  • estratégia de links patrocinados e acompanhamento das campanhas melhorando a otimização do orçamento.

No post de hoje você aprendeu como fazer a qualificação de seus leads. Viu a melhor forma de classificá-los e conheceu a importância de ter uma agência para trabalhar junto com sua empresa. Viu quantos serviços uma agência faz e o tanto que pode ajudá-lo?

Se ficou interessado, entre em contato com a gente e veja como podemos aprimorar o seu negócio.