Lojas virtuais de sucesso? Saiba o segredo!

Em meio a uma crise que atingiu todos os mercados brasileiros, um conseguiu se salvar dessa avalanche, as lojas virtuais de sucesso. Segundo pesquisa da 38ª edição do relatório Webshoppers, produzido pela Ebit|Nielsen, o comércio eletrônico neste primeiro semestre de 2018 faturou R$ 23,6 milhões, com alta de 12,1%, em relação ao mesmo período de 2017. Os pedidos aumentaram 8%, sendo que o tíquete médio foi de R$ 433, um aumento de 3,8%.

Os consumidores têm visto no mercado online vantagens de preços, entrega em sua casa, opções de produtos e formas de pagamento, mas não é somente desenvolver uma loja virtual, colocar na internet. Muitos são os fatores que levam um e-commerce se diferenciar dos demais. Veja a seguir alguns deles.

Entre para as lojas virtuais de sucesso

Ao criar sua loja virtual, vai captar leads para oferecer seus produtos, assim desenvolverá um relacionamento mais personalizado com eles para enviar informações úteis. Sua loja deverá ter um visual simples. Intuitiva para que seu cliente encontre o que procura e de fácil acesso para finalizar a compra.

Uma vez que tenha seus leads, terá de trabalhar o funil de vendas para aumentar seu faturamento. Este mostra o caminho percorrido pelo cliente desde o primeiro contato com sua empresa até a concretização da compra. Serão enviados alguns e-mails marketing oferecendo novas informações que serão relevantes para ele. Assim, passará por etapas:

Topo do funil

Etapa do descobrimento, pois o cliente ainda não sabe que tem um problema ou é indiferente a ele. Ao pesquisar um assunto, no seu artigo apresentado, descobrirá que tem algo errado com sua empresa ou com uma necessidade sua. Aqui seu site terá de fornecer informações para o cliente ser capaz de diagnosticar o seu problema e como ele poderá resolvê-lo.

Meio do funil

Já com consciência de seu problema, agora você vai educar seu cliente. Solicite dados dele para que possa receber mais materiais complementares para ampliar seu conhecimento.

Fundo do funil

Depois de ter educado seu lead, ele terá consciência de que precisa tomar alguma decisão para solucionar seu problema e que sozinho não o fará. É o momento de mostrar que é a empresa certa para isso. Direcione o cliente a pedir um orçamento, ter um papo com um consultor.

A outra forma de conhecer, também, a jornada do cliente é o review. Espaço em que seus clientes deixam suas opiniões quanto à experiência da compra e dos produtos ou serviços que são valiosos para aprimoramento e até mesmo produzir conteúdo que esclareçam as dúvidas de seus clientes.

Siga estas dicas

Estas são algumas das premissas; porém, há outras situações importantes:

  1. escolha uma plataforma de qualidade para criar sua loja virtual que mostre o sistema de pagamento, a quantidade de pedidos, controle de estoque, facilidade de navegação;
  1. estratégia de marketing fazendo uso de e-mail marketing, anúncios digitais e redes sociais visando à fidelização dos clientes para manutenção do e-commerce. Saiba receber desde elogios a críticas, sempre dando feedback aos consumidores;
  1. estoque bem controlado mantém a excelência no atendimento e pontualidade de suas entregas. Pense estrategicamente onde ficará o depósito de seu estoque para agilizar as entregas dos produtos;
  1. seja uma loja virtual com multicanais disponíveis aos seus consumidores, ou seja, tenha site, redes sociais, WhatsApp, e-mail, telefone, chat. Assim, o cliente poderá tirar suas dúvidas em qualquer desses locais;
  1. quanto mais informações você oferecer em relação a determinado produto, mais argumento de vendas terá. Não se prenda somente à ficha técnica, mostre como usar o produto no dia a dia, cuidados que se deve ter e muitos outros;
  1. busque parceiros que o ajudem a aumentar marca e credibilidade na internet. Se o site comercializa produtos para emagrecimento, pode ter uma parceria com uma nutricionista;
  1. tenha certificados digitais de segurança para estabelecer maior confiança junto ao seu cliente no momento da compra, pois você garantirá proteção dos dados fornecidos pela internet.

Os detalhes fazem a diferença, por isso aqui você recebeu algumas dicas para serem seguidas. O funil de vendas, review, escolha da plataforma, estratégia de marketing, entre outros. Dicas para poder ser uma das lojas virtuais de sucesso. Gostou das dicas? Siga-nos no Facebook, lá tem mais.