Marketing de conteúdo: 7 razões para incluí-lo na sua estratégia digital

Por Paula Caires*

Destacar-se em meio a avalanche de conteúdos publicados na internet é um grande desafio. Mas um conteúdo relevante pode ser um aliado estratégico para superá-lo.  No entanto, o meio digital trouxe um novo significado para a palavra relevância. Isto é, não basta mais ter um conteúdo de qualidade, que traga informações importantes para as pessoas.

É preciso, primeiramente, passar pelo crivo dos motores de busca da internet. Afinal, eles representam o início de 90% das experiências online. Por isso, você confere a seguir sete razões para investir em conteúdo relevante na sua estratégica de comunicação nos meios digitais. Seja relevante para as pessoas, seja para os buscadores.

Conteúdo é sua porta de entrada

Como já mencionei, a maioria das experiências online começa no Google. E o que o Google busca para responder às bilhões de perguntas feitas diariamente? Sim, conteúdo! Contudo, são os cinco primeiros colocados nos resultados que ganham cerca de 70% de todos os cliques.

Como diz a piada sobre o assunto, se você quiser esconder um corpo, coloque-o na segunda página do Google!

Conteúdo também ajuda na conversão

Segundo uma pesquisa da consultoria de marketing Custora, os usuários que chegaram a um site por meio do Google se mostraram mais abertos a compras e dispostos a gastar mais. Ou seja, a estratégia voltada para conquistar um bom resultado nas buscas orgânicas ─ aquelas realizadas espontaneamente pelo usuário em motores de busca, como Google, Bing e Yahoo Search ─ é fundamental para o sucesso do seu negócio nos meios digitais.

A esse trabalho se dá o nome de Search Engine Optimization (SEO) – um conjunto de técnicas criado a partir dos parâmetros e algoritmos dos buscadores, que inclui mais de 200 fatores on e off page. Entre os fatores on page, está o conteúdo e diversas técnicas que o tornam relevante.

Aumenta sua autoridade

O acesso à informação é inquestionável. Até mesmo profissionais que eram tido como “semi-deuses” detentores de sabedoria, como os médicos, hoje são confrontados pelos seus pacientes hiper informados pelo Google. As pessoas estão mais informadas e mais críticas. Por isso, investir na construção de sua autoridade sobre determinado tema pode fazer toda a diferença.

O relacionamento, assim como a confiança, é fruto de uma construção que tem em seu cerne a comunicação. Por essa razão, o marketing de conteúdo é também uma ferramenta para trabalhar a identidade e a autoridade de uma empresa ou profissional em determinada área de atuação.

Por meio de conteúdos relevantes você mostra o seu conhecimento, compartilha informações que ajudam os leitores na tomada da decisão, que os acompanham e os incentivam a se aproximar cada vez mais, e com segurança, do momento de conversão. E quando esse momento chegar, é a sua marca que estará na memória dessa pessoa, que estará no topo de suas preferências.

A forma do seu conteúdo conta

SEO, escaneabilidade, copywriting… o universo digital revolucionou a comunicação escrita (também!) em função de um novo rei: os algoritmos.

Além das regras convencionais, a internet trouxe suas próprias regras para os conteúdos a serem publicados na internet. É preciso conhecer e aplicá-las para que seu conteúdo possa contar a favor na sua estratégia de marketing digital.

Textos com uma média de 500 a 700 palavras. Títulos com cerca de 70 letras. Palavra-chave no título, na introdução e pelo menos mais umas duas ou três vezes e formatação na fórmula “F” são apenas alguns exemplos.

O conteúdo do seu conteúdo também conta

Paralelamente, a ânsia das pessoas em serem um agente ativo no processo de comunicação, em consumirem conteúdos que “tocam”, que não só fazem sentido, mas que também mexem com elas, é notável pela propagação das narrativas da vida real, pelo storytelling, pelo branded content.

Conteúdos tocantes viralizam, nos tiram do confortável sofá que está na linda zona do conforto. Nos levam à reflexão e no melhor dos mundos, à ação! Além disso, os robôs do Google já atingiram um alto nível de análise e entendimento. Sendo suficiente para avaliar se um conteúdo faz sentido, se tem coesão, coerência, lógica e fluência de leitura.

Ajuda a usar o potencial do Google para o seu negócio

Para o Google o cliente é rei e sua análise leva sempre em consideração essa premissa. Ele quer que o usuário tenha a melhor experiência. Ou seja, que ele encontre exatamente o que buscou, com agilidade, clareza, praticidade e segurança.

Para que o conteúdo da sua marca esteja em linha com esse objetivo, o trabalho começa bem antes da redação de um texto. Portanto, o planejamento de seu negócio e, consequentemente, de sua comunicação, é essencial. É preciso entender o seu público-alvo, seus problemas, suas dores, como ele busca as soluções pra tais questões e o comportamento dele em cada canal e ponto de contato, para que esse trabalho direcione a sua seleção de palavras-chave.

É uma importante ferramenta para trabalhar as palavras-chave

É quando o cliente digita um termo ou faz uma pergunta na barra de busca que tudo começa. É, portanto, dessa ação que a estratégia do marketing de conteúdo parte.

Ter volume de conteúdos de qualidade e bem estruturados em termos de palavras-chave aumenta sua força para aparecer nos resultados, torna o seu site cada vez mais relevante para os termos trabalhados e aumenta suas chances, já que você terá muito mais termos presentes e mais páginas indexadas.

Ou seja, a internet abriu um novo e vasto palco para todos explorarem sua capacidade de contar, ler e ouvir histórias. Mas a comunicação estratégica requer técnicas, ciência, planejamento, cuidados específicos e profissionalismo.

Não basta ter conteúdo, é preciso transformar conteúdo em conteúdo de resultado, tendo como base planejamento e estratégia.

Se você quer entender mais sobre as possibilidades de explorar o poder do conteúdo a favor do seu negócio e da sua marca, fale com a gente!

*À frente da Caires Comunicação, Paula Caires é jornalista, pós-graduada em comunicação empresarial e relações públicas, com quase 15 anos de experiência. Sua atuação em diferentes segmentos da comunicação – assessoria de comunicação e imprensa, produção de conteúdo on e off line, marketing digital e gestora de redes sociais corporativas – e o trabalho por meio de parcerias lhe conferem um olhar 360° da comunicação.