Newsletter: suas vantagens aliada à estratégia digital!

Quer começar a fazer uma newsletter em sua empresa? Primeiramente, saiba que newsletter e e-mail marketing não são a mesma coisa. A newsletter tem o objetivo de ter informações ou conteúdos relacionados a uma empresa ou tema específico. O e-mail marketing é outra ferramenta que trabalha o marketing direto gerando campanhas otimizadas com relatórios e análises gráficas. Portanto, as duas fazem parte de uma estratégia digital.

A newsletter é um boletim informativo enviado por e-mail às pessoas interessadas que se inscreveram em um site ou blog para recebê-lo. É enviado periodicamente, com identidade visual de uma marca e linha editorial com temas específicos. Por isso esta estratégia de marketing traz inúmeras vantagens às empresas e permite novas oportunidades de negócios. Quer saber mais? Continue a leitura!

Newsletter: por que fazer?

Considerado um dos canais de comunicação em que a interatividade é personalizada, essa estratégia consegue atrair novos clientes para aumentar o tráfego de seu site ou blog — lembrando que você está passando a imagem de sua marca para o público.

A newsletter é capaz de capturar leads qualificados que estejam interessados no produto oferecido pela sua marca. Ela é uma isca digital para gerar valor a médio e longo prazo, para que depois possa trabalhar a fidelização destes clientes.

Como a newsletter pode melhorar seu negócio?

Seus consumidores entenderão que sua empresa é autoridade no assunto. Além disso, como as pessoas não ficam trocando de e-mails com frequência, seu contato com elas é duradouro.

Assim, seus conteúdos têm de ser de interesse para elas, bem como ajudá-las a resolver um problema ou mesmo encontrar um caminho para a solução. Dessa forma, cria-se credibilidade e consequentemente aumento no faturamento.

Quem recebe esse material?

A newsletter pode ser: informativa, educativa, segmentada, exclusiva. Como sua empresa possui clientes, funcionários, fornecedores e parceiros, você pode enviar um boletim com temas específicos para cada um deles.

Quais são as vantagens dessa estratégia?

Marketing de relacionamento, esta é a palavra-chave. Estabelecer uma conexão entre a empresa e seus clientes buscando melhorar a vida deles ou de seus negócios. Quando as pessoas se mantêm informadas, se sentem confiantes e parte de uma marca.

Por ser uma forma de divulgação barata, visto que tudo é feito online e não demanda impressão, é rápido e simples.

Tem como medir o retorno da newsletter?

Sim. Uma vez enviada, você consegue acompanhar os números de quem leu seu e-mail, clicou nos links, preencheu algum formulário. Sua avaliação será não de quantidade e sim da qualidade de leads que leram e que podem ser um potencial cliente.

Existe programa para fazer newsletter?

Muitas ferramentas já existem no mercado para que seu boletim alcance seus objetivos. Por isso, seguem as mais conhecidas:

  • mailchimp é a mais famosa e tem versão gratuita para até 12 mil mensagens por mês e dois mil contatos, criando listas personalizadas, campanhas segmentadas e com métricas.
  • rd station é considerada a mais completa tanto para gerar leads quanto para nutri-los. Tem sugestões de temas, landing page, mensuração de dados e pode ser integrada às redes sociais.
  • leadlovers captura leads desde anúncios do Facebook até comentários em redes sociais. Cria páginas personalizadas, com templates ou não. Esta ferramenta é paga.

Quais os passos para fazer uma newsletter?

Alguns caminhos precisam ser seguidos para que o boletim seja lido pelo seu cliente e, assim, sua empresa consiga atingir o objetivo esperado. Acompanhe:

  1. analise qual a meta quer obter com a newsletter;
  2. o conteúdo precisa ser importante para quem vai ler;
  3. o título deve chamar a atenção do seu leitor;
  4. separe corretamente o tema de acordo com a prioridade;
  5. o layout tem de ser simples, claro e funcionar no celular, tablet e computador;
  6. não use muitas imagens, pois isso pode atrapalhar a abertura do boletim;
  7. assine todas as newsletters com seu nome e cargo;
  8. responda sempre as dúvidas de seus assinantes;
  9. avalie os resultados.
  10. faça teste A/B para saber qual é mais atrativo ao público.

Hoje você pôde aprender mais uma estratégia digital como a importância de se fazer uma newsletter para alavancar seu negócio, suas vantagens, retorno e alguns passos a serem seguidos.

Quer estar bem informado e aprender mais? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo.