O que considerar ao abrir um e-commerce? Confira aqui!

outubro, 2018 Vendas

Com o avanço dos meios digitais e a mobilidade da navegação online, abrir um ecommerce vem sendo uma ótima opção para os negócios que querem marcar presença online, ter visibilidade e alcançar um mercado maior, alavancando as suas vendas.

Tanto é assim que o faturamento das lojas virtuais foi de 47,7 bilhões, em 2017, segundo a 37º edição da pesquisa Webshoppers (2018), realizada pela Ebit e Elo. O crescimento chegou a 12% em relação a 2016, segundo pesquisa do E-commerce Radar 2017.

A tendência é esse número aumentar cada vez mais. A expectativa é de um aumento de 12% também em 2018 e um faturamento de R$ 53,5 bilhões.

Só com esses dados, deu pra ter noção da imensa força das lojas virtuais, não?

Pensando nisso, vamos apresentar as razões pelas quais vale a pena abrir um ecommerce e o que você deve levar em consideração ao fazer isso. Acompanhe a leitura!

A importância do comércio online

A recuperação gradual da economia brasileira vem sendo fortalecida por meio das transações online. A facilidade das transações e a mobilidade permitiu a expansão das lojas para o ambiente virtual e proporcionou uma série de vantagens para os consumidores.

Por outro lado, o sucesso do negócio garante que cada vez mais empreendedores apostem nesse ramo para buscar o desenvolvimento da sua marca.

Contudo, é preciso elaborar um plano estratégico e levar em consideração alguns fatores. Vamos apresentar, a seguir, três importantes pontos de atenção a serem observados para você aproveitar essa tendência da melhor forma possível e criar uma ecommerce de muito sucesso.

1.Estoque

O estoque é um dos pontos de partida inicial para as operações de uma loja virtual. Trata-se dos itens necessários que são adquiridos pela loja e, depois, são repassados para os clientes.

O investimento em mercadorias tem um custo relevante no orçamento do negócio. Por isso, é muito importante ter cautela no momento de calcular esse fator. Realize pesquisas entre os fornecedores antes de decidir a melhor opção. Essa parceria pode fazer toda a diferença em seu capital.

2.Logística de distribuição

A logística de distribuição está relacionada com as etapas que fazem parte do procedimento de vendas de uma loja virtual. Ela envolve a viabilidade de fazer as entregas das mercadorias para os consumidores.

É essencial a gestão dessas etapas de forma detalhada para que não ocorram prejuízos no fluxo de controle e o empresário não perca o controle do negócio.

Veja algumas fases da logística:

  • processamento dos pedidos;
  • confirmação do pagamento;
  • controle do estoque;
  • embalamento do produto;
  • expedição de notas fiscais;
  • transporte e entrega;
  • logística reversa e pós-venda.

Importante mencionar que eventuais impossibilidades de entrega devem ser comunicadas aos usuários com antecedência, de preferência.

3.Servidor e hospedagem do site

A hospedagem da loja virtual é um fator essencial. O espaço necessário e o modelo de site escolhido para o ecommerce influenciam na escolha do tipo de servidor. Por isso, é importante observar o objetivo dos seus negócios antes de escolher o melhor tipo de hospedagem.

Existem três servidores que funcionam como hospedagem das páginas online:

  • cloud server — utiliza os dados que ficam armazenados em nuvens;
  • servidor compartilhado —um único servidor é utilizado para vários usuários;
  • servidor dedicado — é desenvolvido exclusivamente para o cliente.

Abrir um e-commerce precisa de planejamento prévio e conhecimento das tendências atuais do mercado. É importante pesquisar e fazer testes com o seu negócio. As plataformas de comércio virtual é um empreendimento próspero e com cada vez mais possibilidades. Não perca tempo!

A Reinos Unidos pode te ajudar a elaborar um e-commerce de qualidade. Somos uma agência de marketing digital com foco nos resultados. Nosso trabalho envolve a criação do conteúdo, relacionamento, campanhas e performance do negócio. Nosso objetivo é fazer com que empresas atinjam seu público e tenham maior retorno sobre o investimento.

Entre em contato conosco e venha ser um empreendedor de sucesso!

Tags